A atividade de marketing passou por grandes transformações a partir de inovações tecnológicas, a maior presença de consumidores no ambiente digital e, principalmente, a possibilidade de analisar rastros digitais para compreender interesses, preferências e comportamentos do público. Com isso, o marketing passa a ser uma atividade não só de promoção da atividade de uma organização, mas também de oferta de conteúdo, produtos e serviços relevantes para um público. Para tanto, é necessário compreender, segmentar e atingir esse público.
Como se pode perceber, todas essas atividades exigem um intenso uso de dados pessoais. Naturalmente, essa área foi fortemente impactada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Contudo, se a primeira vista poderia-se imaginar a LGPD como uma barreira ou empecilho para essas atividades, em uma análise mais profunda e coesa, verifica-se que tanto o marketing quanto a proteção de dados possuem objetivos em comum: criar uma relação de maior confiança e respeito entre organizações e pessoas.
Uma maneira interessante de materializar essa relação é traçando uma relação entre as fases em que um cliente se relaciona com uma empresa, fazendo-se a analogia com o “funil de vendas”, e os conceitos e requisitos trazidos pela LGPD.
No topo do funil de vendas, o objetivo é que potenciais clientes conheçam determinada organização. Então existe um maior distanciamento entre esses dois pólos. A relação de confiança ainda não existe ou é frágil, logo, mais cuidado é necessário! Quais as consequências disso?
No meio do funil, a organização já tem uma relação pré-estabelecida com o titular e busca entender melhor suas preferências e interesses para então ofertar um serviço mais relevante A confiança pode já estar começando a ser criada, mas é necessário não abusar! Por isso:
No fundo do funil de vendas, onde a organização busca fechar uma venda e transformar potenciais clientes em consumidores, é preciso fechar com chave de ouro!
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