Marketing e Proteção de Dados: adequação, bases legais e tendências
As atividades de marketing foram uma das mais afetadas com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil. Por ser uma atividade que depende intensamente do uso de dados para conhecer seus usuários, buscar novos clientes e oferecer um conteúdo relevante, dados pessoais estão no núcleo de um bom departamento de marketing.
Contudo, as duas áreas estão em constante evolução, tanto do ponto de vista regulatório quanto do aparato tecnológico. Um entendimento da Autoridade Nacional de Proteção de Dados pode por em xeque toda uma estratégia de marketing, como aconteceu, por exemplo, na publicação do guia orientativo “Cookies e Proteção de Dados Pessoais”. Da mesma forma, uma mudança de política de uma organização, como a Apple, motivada por um incremento à privacidade dos seus usuários pode igualmente afetar a área. Fica evidente a volatilidade desse campo e a necessidade de profissionais de marketing e da proteção de dados trabalharem de forma conjunta e falando a mesma linguagem.
Por conta disso, o Data Privacy Brasil oferece o curso “Proteção de Dados e Marketing: Teoria, Prática e Caminhos Futuros”, com o objetivo de debater tendências na intersecção entre as duas áreas. Ao longo de três aulas serão analisados desde os princípios de proteção de dados e a atuação da ANPD, passando por casos recentes que causaram mudanças no ecossistema de marketing, analisando também o funcionamento e os atores desse ecossistema, até estratégias práticas para estruturação de processos de marketing em conformidade com a LGPD.
Objetivos
Debater tendências na intersecção entre proteção de dados pessoais e a atividade de marketing.
Objetivos Específicos
- Analisar os princípios e bases legais da LGPD e como o marketing é afetado.
- Debater casos relevantes nacionais e internacionais sobre o tema.
- Traçar tendências regulatórias na intersecção entre as duas áreas.
- Desenvolver habilidades de organização estratégica para inovar e gerar eficiência em um departamento de marketing a partir da ótica da proteção de dados.
- Avaliar técnicas de privacy by design que podem ser adotadas.
- Compreender boas práticas em proteção de dados a partir de casos concretos.
Cronograma
AULA 1
PROTEÇÃO DE DADOS E MARKETING: CONTEXTO E ELEMENTOS FUNDAMENTAIS
- Contextualizando a intersecção. 1.1. Uso de dados pessoais para marketing: casos e abusividades. 1.2. Mudanças e percepções de profissionais de marketing e consumidores.
- Base conceitual da proteção de dados 2.1. Princípios da proteção de dados. 2.2. Bases Legais. 2.3. Principais diferenças entre LGPD, GDPR e legislações da america latina.
- Grandes corporações como reguladores paralelos. 3.1. Apple e IOS 14. 3.2. Google e Privacy Sandbox
- Desafios atuais
AULA 2
ECOSSISTEMA DA PUBLICIDADE: TENDÊNCIAS E CAMINHOS FUTUROS
- Tendências europeias na fiscalização e enforcement 1.1. Gestão de consentimento 1.2. Publicidade personalizada. 1.3.Dark Patterns. 1.4. DMA e DSA e o impacto no marketing.
- Tendências no Brasil 2.1. Guia Orientativo sobre Cookies. 2.2. Agenda Regulatória da ANPD 2023-2024. 2.3. Atuação da ANPD. 2.4 Atuação de outras agências reguladoras.
- Caminhos futuros no ecossistema da publicidade online. 3.1. Funcionamento do ecossistema. 3.2. Atores relevantes. 3.3. Perspectivas e estratégias.
AULA 3
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO NA INTERSECÇÃO ENTRE MARKETING E PROTEÇÃO DE DADOS
- Estratégias do marketing digital na prática. 1.1. Geração de leads. 1.2. Email Marketing. 1.3. Cookies. 1.4. Anúncios. 1.5. Automações de Marketing. 1.6. Uso de IA e novas tecnologias no Marketing. 1.7. Dark Patterns.
- Educação e cultura 2.1. Criando uma cultura de proteção de dados em equipes de marketing. 2.2. Implementando privacy by design.
Público Alvo
O Curso se destina a profissionais de diferentes áreas que se interessem em se manter atualizados sobre os principais acontecimentos na área de privacidade e proteção de dados, regulação de novas tecnologias e seus impactos na comunicação e marketing, bem como desenvolver habilidades para compreender tendências e perspectivas da área.
Assim, espera-se que advogados, profissionais de marketing e comunicação, pesquisadores, profissionais do terceiro setor e gestores e empreendedores, especialmente de organizações de pequeno e médio porte, possam se capacitar e atualizar seus conhecimentos na área.
Carga Horária
O curso terá carga horária de 9 horas/aula, divididas em 3 dias. As aulas serão realizadas no horário de 18:30 às 21:30.
Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas no portal do aluno.
A presença nas aulas é contabilizada igualmente, seja participando das aulas ao vivo ou ao assistindo às gravações no período do curso.
Metodologia
O curso possui uma abordagem que alia teoria à prática. A teoria tem o objetivo de apresentar os principais conceitos e debates da área, para depois endereçar questões práticas do dia-a-dia dos profissionais que lidam com campanhas de comercial e vendas. O curso conta com linguagem clara e acessível, a fim de garantir que alunos(as) fora da área do Direito possam ter acesso claro ao conteúdo. Durante as aulas, serão adotadas metodologias ativas de aprendizagem, a fim de garantir o dinamismo e a participação dos(as) alunos e alunas do curso.
Plataforma
O curso será oferecido em modelo online ao vivo, utilizando a plataforma Zoom para a aula ao vivo, enquanto o EADTix será utilizado para organização do material e emissão de certificados.
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