Diversificando os dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras
Sobre o Programa
O “Diversificando os dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras” oferecido em conjunto pelo Data Privacy Brasil Ensino e pelo Olabi, com apoio do Tik Tok, é um robusto programa de formação e qualificação profissional em tecnologia, privacidade e proteção de dados, com objetivo de capacitar pessoas negras para que possam atuar como replicadores e disseminadores de conhecimento.
Serão selecionadas 10 pessoas para participarem do programa de formação, e contarão com uma trilha pedagógica e acompanhamento constante de ensino e aprendizagem, divida em quatro grandes eixos:
- Acesso a todos os cursos EAD’s (gravados) do Data Privacy Brasil, de caráter introdutório à proteção de dados pessoais e privacidade;
- Encontros com cientista de dados da rede Olabi;
- Acesso ao curso Privacidade e Proteção de Dados: Teoria e Pratica do Data Privacy Brasil;
- Formação de comunidade e participação de encontros para desenvolvimentos de soft skills, a partir da atuação conjunta entre Data Privacy Brasil e Olabi.
Com esse programa, esperamos aumentar o protagonismo de pessoas negras na formação e disseminação do conhecimento ligado a novas tecnologias e regulação.
Confira o edital e envie sua candidatura até 16/04!
Objeto
Constitui objeto do presente Edital a concessão de 10 (dez) vagas afirmativas para aqueles que já atuam ou almejam ingressar na docência.
As vagas serão concedidas aos candidatos(as) que preencherem as condições e critérios estabelecidos neste Edital e forem selecionados(as) pela equipe do Data Privacy Brasil Ensino (DPBR) e do Olabi. Os participantes do “Diversificando Dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras” terão acesso uma trilha de formação continuada, incluindo:
- 1 onboarding com a equipe do DPBR;
- Participar do grupo exclusivo do programa no WhatsApp para troca de conhecimentos e experiências entre os participantes;
- 1 ano de acesso à modalidade Premium do Clube Data;
- Poder realizar os 5 cursos EAD do DPBR;
- Participar do grupo exclusivo do Clube Data no WhatsApp;
- Participar de forma online da formação “Como trabalhar com dados sensíveis – um percurso de coleta, anonimização até narrativa” promovida pelo Olabi com encontros três vezes por semana no período de 8 de maio de 2023 a 19 de maio de 2023. Esta formação também conta com encontros de desenvolvimento de soft skills ofertados por uma psicóloga especializada;
- Ingressar no Curso Privacidade e Proteção de Dados – Teoria e Prática do DPBR;
- Ingressar no grupo exclusivo da Comunidade Alumni do DPBR no WhatsApp;
- Participar da oficina sobre metodologia e didática no ambiente online e presencial;
- Participar de um encontro com a equipe do TikTok para capacitação de produção de conteúdo comunicativo
- Ter 2 encontros exclusivos de troca de experiências com a participação do time do Data Privacy Brasil Ensino (DPBR);
- Realizar a prova de Certificação Data Privacy Brasil.
Dos(as) Candidatos(as)
Podem concorrer às vagas oferecidas os(as) profissionais que se identificam como pessoas negras, em consonância com a política afirmativa de diversidade e inclusão adotada pelo programa, e atuam, pesquisam ou desejam atuar na docência, residindo em qualquer região do Brasil. Será considerado um diferencial se os(as) candidatos(as) tiverem experiência ou desenvolverem pesquisa na área de privacidade e proteção de dados.
Número de Vagas
Este edital tem como objetivo oferecer até 10 vagas afirmativas no “Diversificando Dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras” em tecnologia para pessoas negras”, destinadas tanto para profissionais já atuantes na docência quanto para aqueles que almejam ingressar na carreira.
As concessões das bolsas ficarão sob responsabilidade do Data Privacy Brasil Ensino (DPBR) e do Olabi, que definirá o número final de participantes.
Inscrição e Seleção
A inscrição no processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponível em (https://forms.gle/41M6x3dHnMQ9BAhK7). É necessário que o formulário contenha:
- Curriculum vitae a ser anexada ao referido Formulário, em formato pdf e, no máximo, 4 páginas;
- Carta motivacional sobre a importância do programa “Diversificando Dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras” na sua missão, bem como em suas respectivas atividades (máximo de 3 (três) mil caracteres).
É válido ressaltar que o envio de currículo, carta motivacional e texto argumentativo é um meio de avaliar de forma mais completa as motivações dos candidatos em relação ao programa. Dessa forma, ao solicitar esses documentos, buscamos identificar os candidatos mais motivados a contribuir para a formação de uma comunidade ativa e engajada em torno do tema do programa.
A inscrição do(a) candidato(a) será submetida à avaliação do Data Privacy Brasil Ensino (DPBR) e do Olabi, após efetuada e validada, em uma fase única de análise documental. A avaliação considerará o conteúdo e qualidade das informações apresentadas no currículo vitae, carta motivacional e no texto argumentativo, bem como a aderência dos perfis dos candidatos aos objetivos do “Diversificando Dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras”.
O “Diversificando Dados: Programa de formação em governança de dados para pessoas negras” adota os seguintes critérios de desempate:
- Diversidade regional
- Diversidade de gênero
- Análise de carta motivacional
O Data Privacy Brasil Ensino (DPBR) e o Olabi não se responsabilizam por eventuais falhas na transmissão do formulário ou dos documentos que devem ser anexados.
Cronograma
As inscrições para o Edital 2023 do “Diversificando Dados: Programa de formação governança de dados para pessoas negras” estarão abertas do dia 03 de abril até às 23:59 do dia 16 de abril.
Os(as) candidatos(as) inscritos(as) receberão um e-mail de confirmação até o dia 17 de abril. Todos(as) os(as) candidatos(as) serão comunicados, por e-mail, do resultado final da seleção até, no máximo, o dia 24 de abril.
Informações adicionais
Serão desclassificados(as) os candidatos(as) que não atenderem às exigências constantes da análise documental e/ou enviarem sua inscrição fora do prazo, ou por outro meio que não o Formulário de Inscrição.
Realização
Apoio
TikTok
Inscreva-se!