Com o avanço exponencial da tecnologia, a governança de dados tornou-se uma questão central em discussões políticas, jurídicas e econômicas ao redor do mundo. Em 2025, espera-se que novos desafios e oportunidades continuem moldando esse campo, enquanto a regulação, a inovação tecnológica e a geopolítica digital evoluem de forma acelerada.
No Brasil, os grandes casos de enforcement da ANPD prometem definir o tom do ano. Empresas globais como TikTok e Meta estão sob análise devido ao uso de inteligência artificial e ao impacto de suas práticas de privacidade. Além disso, a fiscalização de encarregados e a implementação de uma nova agenda regulatória devem consolidar ainda mais a atuação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados como um agente de transformação no mercado.
Outro tema central é o papel do Brasil na nova geopolítica digital. Discussões globais, como o pacto digital do G20 e o impacto do PL 2338/23 — proposta brasileira de regulação de IA —, estão colocando o país no centro de debates internacionais. Paralelamente, questões internas, como a digitalização de serviços públicos, o uso de tecnologias de vigilância e a proteção de crianças e adolescentes, ilustram como a governança de dados também influencia políticas públicas e direitos fundamentais.
Para explorar essas tendências e entender como elas impactarão a sua área de atuação, a Data apresenta a aula inaugural do PPD de forma aberta com Bruno Bioni, referência em privacidade e proteção de dados no Brasil, aproveite esta oportunidade para conhecer gratuitamente uma amostra do nosso principal curso. A aula será transmitida ao vivo no dia 20/01, às 18:20h, e abordará temas como os principais precedentes da LGPD no judiciário e as novas iniciativas globais e locais de governança digital.
Inscreva-se agora e esteja preparado para os desafios e oportunidades deste novo ano!