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22.05.2025 – Cases

Formação para a Tim

Escrito por: Pedro Henrique Santos
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Responsável pelo acesso à banda larga e telefonia para milhões de brasileiros e organizações, a TIM executa um papel crucial de conectividade. Em meio a tantas pessoas impactadas, muitos dados pessoais também são tratados para garantir um serviço tão essencial. Nesse sentido, oferecemos a TIM um curso intensivo focado em formar os quadros da empresa sobre o que é proteção de dados e qual sua importância

Nesse curso, a formação foi feita em duas fases: a primeira com palestras conceituais voltadas para o Board da empresa e a segunda fase com workshops temáticos, voltados para todos os setores estratégicos da empresa. Dessa forma, o conteúdo do curso ficou assim: 

Palestras: 

  1. Proteção de Dados e Responsabilidade Social Corporativa. Conteúdo Programático:
    1. Proteção de dados enquanto janela de oportunidades: diferenciais competitivos e de inovação.
    2. Gestão de privacidade e proteção de dados: como criar uma cultura organizacional de proteção de dados.
  1. Introdução à proteção de dados: conceitos fundamentais, aspectos regulatórios e visão baseada em segurança jurídica e inovação.

Workshops Temáticos

Diferentemente da primeira fase do curso, os workshops foram feitos especialmente para áreas específicas da empresa, visando dar um olhar direcionado para cada uma delas. Destacamos abaixo as áreas impactadas e os workshops ministrados.

  • Para Chief Technology Officers: Workshop Proteção de Dados & Segurança da Informação: Abordamos os fundamentos da segurança da informação, os requisitos de segurança da informação da LGPD, a noção de Vazamento de Dados e caso prático de simulação de incidente de segurança da informação.
  • Para RH e Business Support: Workshop Proteção de Dados e Relações de Trabalho: Apresentamos os conceitos introdutórios de LGPD nas relações de trabalho, o uso do consentimento e suas problemáticas nesse campo e as práticas comuns de uso de dados nas relações de trabalho, seus riscos e medidas de mitigação
  • Para Regulatory e Legal: Workshop Proteção de Dados e Contratos: Ensinamos à elaborar cláusulas contratuais simples e complexas adaptadas à realidade da TIM 
  • Para Strategy, Chief Revenue Officer e Ouvidoria: Workshop Uso de Dados para fins de Marketing: Mostramos o contexto e elementos fundamentais da proteção de dados na publicidade, além de noções de gerenciamento estratégico na intersecção dos dois campos.
  • Para Auditoria e Compliance: Workshop Instrumentos de Accountability e adequação à LGPD: Abordamos a importância dos mapeamentos de dados, diagnóstico de operações de tratamento e planos de ação para adequação em proteção de dados.
  • Para Chief Finance Officer: Workshop Riscos Regulatórios, Responsabilidade e instrumentos de mitigação: Apresentamos as ferramentas de prestação de contas e análise de riscos como o Relatório de Impacto à Proteção de dados, inventários de dados e etc.

A formação foi estruturada a partir de um processo de análise de demanda da empresa. Na ocasião foram identificadas as principais dificuldades da organização e oferecida uma proposta que fazia sentido na realidade institucional, promovendo uma formação direcionada, aprofundada e prática. 

Para além disso, o curso formou toda a cadeia de funcionários de forma que a proteção de dados passasse a ser pensada de maneira integrada pela empresa, desde quem faz o contato com o cliente, quanto os CEO’S. 

Acredita que sua empresa pode ser impactada por nossa informação? Entre em contato conosco! 

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