A Data Privacy Global Conference (DPGC), organizada pela Data Privacy Brasil, tem sua terceira edição para os dias 25 e 26 de novembro de 2024 na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo-SP. Considerada uma das maiores conferências do Sul Global sobre dados, conta com a presença de convidados da academia, do mercado e do governo para discutir os principais temas do campo.
Em 2024 a regulação de novas tecnologias atinge um novo patamar com uma conjunção de fatores internos e externos que colocam o Brasil no centro do debate mundial. Temas como as eleições municipais, a presidência do Brasil no G20, a transformação digital inclusiva e o regulamento para Inteligência Artificial (IA) tornaram-se assuntos chaves entre organizações do terceiro setor, governo e empresas.
Desde a sua primeira edição em novembro de 2022, o evento tem a finalidade de promover um espaço para trocas entre atores nacionais e internacionais, buscando facilitar o encontro entre profissionais do ecossistema regulatório de direitos digitais e novas tecnologias. Para Mariana Rielli, codiretora da Data Privacy Brasil, o evento deste ano marca a importância da conferência como um espaço que conseguiu construir não apenas uma grande rede, mas a oportunidade real de diálogos multissetoriais, como analisa:
“A expectativa é que no terceiro ano de conferência teremos um movimento de consolidação da conferência como um espaço de alto nível de discussões de fronteira mesmo, que não são discussões necessariamente óbvias do campo da privacidade e proteção de dados, mas que conectam com diversas outras temáticas que estão sendo discutidas no Brasil e fora do Brasil”.
Neste ano, a programação conta com doze painéis e mais de 50 painelistas convidados internacionais e nacionais. Como keynotes, a DPGC 2024 recebe Nicolas Robinson Andrade, Latin America Policy Lead da OpenAI, Brian Chen, Diretor de Políticas da Data & Society, e Anita Gurumurthy, Fundadora e diretora executiva da IT for Change. Entre os temas que serão discutidos nos painéis estão “Integridade informacional: traduzindo um conceito em movimento”, “Estrutura da regulação em IA: entre o geral e o setorial” e “Governança global das tecnologias: um olhar de 2024 para o futuro”. Brian Chen justifica sua expectativa para o evento:
“Pois este é um local ímpar para o diálogo internacional sobre política tecnológica. Novas tecnologias como IA estão sendo usadas de maneiras que violam os direitos das pessoas e consolidam o poder corporativo, e a coordenação global será necessária para desafiar os danos estruturais da IA”.
Além desses nomes, a conferência também traz outros grandes nomes como Arthur Pereira Sabbat, Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD; Samara Castro, Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão na Secretaria de Políticas Digitais da SECOM da Presidência da República; Pablo Bello, Assessor Especial de Política Econômica e Mercados Digitais na Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda; e Edilene Lôbo, Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
A terceira edição da Data Privacy Global Conference conta com os patrocinadores Master: Nubank, Meta, Machado Meyer, Pinheiro Neto, Microsoft, Jusbrasil, Ifood, OpenAI e Tools for Humanity. E tem o apoio institucional da Faculdade Cásper Líbero, que sedia esta edição. Para conferir a programação completa e saber mais detalhes sobre o evento, acesse o site: https://dpgconference.com.br/
A DPGC é um evento destinado para todas as pessoas que gostariam de participar mais ativamente das discussões sobre dados no país, como profissionais que atuam na área de privacidade e proteção de dados, advogados, profissionais de segurança da informação e de desenvolvimento de software, tomadores de decisão e ativistas digitais. Assim como na segunda edição, este ano o público poderá conferir o evento também de forma remota. Os ingressos já estão esgotados, acompanhe os canais oficiais da Data para ficar por dentro de tudo que vai acontecer durante o evento!