• Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
English | Área do aluno
  • Cursos
  • Clube Data
  • Certificação
  • Associação de Pesquisa
  • Publicações
  • Quem Somos
  • In Company
  • Contato
  • Cursos
  • Clube Data
  • Certificação
  • Associação de Pesquisa
  • Publicações
  • Quem Somos
  • In Company
  • Contato
  • Área do aluno
  • English
  • Busca
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
20.04.2020 – Dadocracia

Dadocracia – Episódio 06 – Um guia para o uso responsável de dados contra o coronavírus

compartilhe
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp

Em Pernambuco, a prefeitura de Recife estabeleceu parceria com a empresa In Loco para criar mapas de calor a partir de dados de geolocalização e monitorar o isolamento social da população. Em São Paulo, o governo estadual estabeleceu um Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) a partir de informações de empresas de telefonia com o mesmo objetivo.

Na esfera federal, o governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou medida semelhante – e depois voltou atrás após pressão liderada por seus filhos e apoiadores que viam na medida vigilância estatal excessiva.

Assim como no restante do mundo, o Brasil começa a utilizar dados pessoais para traçar estratégias de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus. No entanto, ainda não há uma régua clara para entender como isso pode ser feito.

“A questão precisa ir além da dicotomia entre fazer ou fazer isso, mas chegar em como fazer isso de forma responsável, que não seja violadora dos direitos e não cause mais danos do que benefícios”, diz Mariana Rielli, pesquisadora do Data Privacy Research, o braço de pesquisa do Data Privacy brasil.

Para estabelecer parâmetros de como isso pode ser feito, o Data Privacy Brasil lançou no dia 13 o Relatório Privacidade e Pandemia: Recomendações para o uso legítimo de dados no combate à Covid-19.

No sexto episódio do Dadocracia, o podcast sobre tecnologia e sociedade do Data Privacy Brasil, Mariana e Bruno Bioni explicaram a motivação por trás da escrita do Relatório, assim como as recomendações contidas nele.

Neste momento, ainda é praticamente impossível entender se as ações tomadas pelos governos municipais e estaduais – e planejadas pelo governo federal – se adequam ao roteiro estabelecido pelo documento pela falta de transparência. Uma transparência, aliás, que é justo uma das recomendações feitas pelo Data Privacy brasil.

“Sem colocar sob a luz do Sol o que essas iniciativas significam, como são concebidas e modeladas, a gente não consegue ter um debate informado, sem achismos e sem extremamente polarizado”, afirma Bruno.

Leia aqui o Relatório. E aproveite para ouvir o sexto episódio do Dadocracia.

Relacionados

09.11.2021 – Dadocracia

Dadocracia – Episódio 77 – O bolsa família acabou. Os dados ficam.

11.10.2021 – Dadocracia

Dadocracia – Episódio 74 – ONGs no universo digital

07.10.2021 – Dadocracia

Dadocracia – Episódio 73 – Prêmio Artigo 50

01.10.2021 – Dadocracia

Dadocracia – Episodio 72 – Um pote de cookies estragados

Cadastre-se e receba em seu email a nossa newsletter
Redes Sociais
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
  • Fale conosco via Whastapp
  • Associação de Pesquisa
  • Certificação
  • Dadocracia
Contato Institucional

+55 11 93406-6554
atendimento@dataprivacy.com.br

Imprensa

imprensa@dataprivacybr.org

Endereço R. Rio Grande, 600
Vila Mariana
São Paulo - SP
CEP 04018-001
2025 © Todos os direitos reservados
Política de uso e Privacidade