A Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor, mas é natural que muitas dúvidas sobre a aplicação da LGPD continuam a existir. No episódio 28 do Dadocracia, o podcast de tecnologia e sociedade do Data Privacy Brasil, as pesquisadores Mariana Rielli e Iasmine Favaro atacam um ponto que causa confusão: a diferença entre operador e controlador de dados.

Neste episódio, também falamos sobre a legibilidade e a compreensibilidade de termos e políticas de privacidade, a confiança na maneira como empresas e poder público usam nossos dados, e discutimos os boletins #22 e #23 do Observatório da Privacidade.

Links:

Veja o relatório da autoridade belga de proteção de dados sobre a compreensão da GDPR por PMEs. O documento está em francês.

E aqui a pesquisa feita no Reino Unido sobre a confiança no uso de dados pessoais no serviço público britânico. Em inglês.

artigo sobre legibilidade de políticas de privacidade também é inglês. A do InternetLab iniciativa citada pela Mariana Rielli é o Quem Defende seus Dados?.

Nosso trilha sonora foi: