Apresentação
A Escola de Governança de Dados (EGD) é a mais nova formação da Data Privacy Brasil, criada para ser um espaço de imersão multissetorial para profissionais que lideram a pauta de governança de dados no Brasil. Ao estabelecer a conexão entre servidores públicos, formuladores de políticas públicas, líderes da indústria, experts da academia e da sociedade civil, a EGD espera fortalecer a perspectiva de salvaguardas e promoção de direitos fundamentais no debate público sobre governança de dados, além de criar uma rede a partir da turma de discentes, que poderá trabalhar de modo articulado promovendo troca de experiências e realizando projetos conjuntos, facilitando também uma governança descentralizada de profissionais capacitados. Por meio de metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em problemas, espera-se que a interdisciplinaridade e o raciocínio crítico sejam enfatizados. Temas como proteção de dados pessoais, inteligência artificial, digitalização de políticas públicas e governança de dados serão abordados a partir das diferentes perspectivas multissetoriais do corpo discente.
Espera-se que após a Escola de Governança de Dados os alunos e alunas capacitadas compreendam o tema a partir de uma abordagem proativa, em que salvaguardas como a proteção de dados não sejam vistas em oposição a transparência pública e ao livre fluxo informacional, mas, pelo contrário, como um componente desta equação para a formação de uma arquitetura informacional justa e como pilar da inovação responsável. Para maximizar o impacto, espera-se que tanto os aprendizados quanto os materiais produzidos na capacitação possam ser usados de diferentes maneiras, por um público ainda mais amplo, no apoio da promoção direta de políticas públicas e soluções tecnológicas voltadas ao interesse público, fortalecendo a digitalização como um vetor de garantia de direitos fundamentais.
A EGD conta com Apoio Institucional do IDP.
Público-alvo
O público-alvo ideal para o curso é formado por profissionais que atuam diretamente na interface entre tecnologia, políticas públicas e direitos fundamentais, como gestores e servidores públicos envolvidos na formulação e implementação de serviços digitais, pesquisadores e acadêmicos dedicados a temas de governança de dados, especialistas do setor privado que desenvolvem ou utilizam soluções digitais voltadas ao interesse público, além de representantes da sociedade civil que buscam influenciar a agenda de transparência, proteção de dados e inovação responsável. Espera-se um público multidisciplinar que compartilha o interesse em compreender e aprimorar os mecanismos de governança de dados para fortalecer a digitalização no Brasil de forma ética, inclusiva e sustentável.
Principais tópicos abordados
-
A importância das Infraestruturas Públicas Digitais (IPD) para modernizar serviços e ampliar a governança tecnológica.
-
O papel da governança de dados como elo entre tecnologia, regulação e direitos fundamentais.
-
A relevância de integrar diferentes atores (poder público, sociedade civil, academia e setor privado) na construção de soluções digitais.
-
A necessidade de capacitação para promover inovação responsável e salvaguardas de proteção de dados.
-
O uso de metodologias ativas de ensino para desenvolver pensamento crítico e interdisciplinaridade.
Diferenciais do Curso
- Integração entre técnica, regulação e impacto social
- Professores com atuação destacada no debate público e acadêmico
- Metodologia ativa e orientada a problemas concretos
- Panorama regulatório nacional e internacional
- Linguagem acessível e abordagem interdisciplinar
- Ferramentas para desenvolver políticas eficazes de governança de IA e dados