Curso Privacy by Design

R$ 1.599,00 Política de Desconto: 20%off: ex-aluna(o) DPBR 15% off graduanda(o) ou 10% off: pagamento à vista
Forma de pagamento: Boleto (à vista) | Cartão de crédito (em até 12x sem juros)

Descritivo do curso

O curso “Privacy by Design”, oferecido pelo Data Privacy Brasil aborda os princípios do design e a sua relação com práticas criteriosas que buscam preservar a privacidade e proteção de dados do usuário, além de oferecer uma melhor experiência no produto, serviço, ou até mesmo mais eficiência na gestão de projetos em desenvolvimento.

Ao longo do curso os alunos e alunas irão entender como a LGPD é um fator decisivo na construção de um projeto, produto ou serviço. Independentemente do ramo de atuação e da complexidade tecnológica, técnicas de Design e princípios de proteção de dados serão cada vez mais importantes de serem implementados.

As aulas serão dinâmicas e partirão de explicações dos principais conceitos de privacidade, proteção de dados e Design. Cada tema abordado será objeto de uma atividade em grupo, seguida de uma explicação técnica e teórica, visando aprofundar os debates e discussões com base nas dificuldades e insights encontrados nas atividades.

Para o desenvolvimento dessas atividades, o professor Victor Hugo Rocha utiliza a ferramenta Miro. Os alunos serão divididos em grupos e haverá em cada grupo um facilitador, que auxiliará nas discussões e na familiarização com as ferramentas da plataforma.

Na segunda edição do curso, adicionamos uma quarta aula e mais conteúdo. Além de apresentar casos concretos, ferramentas de trabalho, técnicas de Design e elaboração de um projeto, serão apresentadas estratégias práticas de implementação de privacy by design.


Objetivos

Preparar profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projetos e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em dados.


Público Alvo

O Curso se destina a profissionais de compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projeto e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais, como implementar a ideia de privacy by design, e se familiarizar com atividades práticas de aplicação de técnicas de design.


Metodologia

As aulas expositivas contarão com linguagem acessível, sem “juridiquês” ou “tecniquês”. O curso contará com a intersecção entre uma abordagem acadêmica, para trabalhar e problematizar conceitos, e uma abordagem mão-na-massa, analisando situações concretas. Os alunos serão constantemente chamados a aplicar os conceitos previamente desenvolvidos por meio de interações na plataforma Miro.

Ainda, o curso contará com a utilização de ferramentas de ensino global de participação ativa do(a) aluno(a), por meio de project-based learning, fornecendo fundamentos teóricos e práticos sobre aplicações do design para efetivar princípios e normas de proteção de dados.

Ao final do curso, os alunos terão condições de implementar estratégias de privacy- -by-design, tanto no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, quanto em processos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos gerais.

O curso será oferecido online, através de aulas ao vivo com os professores, utilizando a plataforma Zoom para as aulas, permitindo uma interação contínua, inclusive com os demais alunos e alunas. As aulas não são gravadas e acontecem exclusivamente em formato ao vivo.

Caso Estruturante do Curso

Desenvolvimento de uma aplicação de compartilhamento de bicicletas. Ao longo do curso as alunas e alunos irão passar pelas várias fases de desenvolvimento de um projeto, sendo abordado em cada uma delas, na prática, como princípios de proteção de dados e design podem ser aplicados.


Cronograma

Introdução ao Design e Proteção de Dados

  1. História do Design 1.1. Desafios de Projeto 1.2. Introdução das ferramentas e técnicas utilizadas no curso;
  2. Transparência, privacidade e proteção de dados 2.1. Conceitos principais 2.2. Proteção de dados enquanto janela de oportunidade 2.3. Controle sobre dados: além do consentimento, enfoque em transparência;
  3. Interfaces entre experiência do usuário e proteção de dados;
  4. Atividade do dia: Desconstruindo a transparência.

Princípios de Design e Proteção de Dados

  1. Princípios de Design;
  2. Princípios de Proteção de Dados 2.1 Finalidade 2.2. Necessidade 2.3 Adequação 2.4 Transparência 2.5 Prestação de Contas;
  3. Privacy by Design 3.1 O que é 3.2 Os 7 princípios de Privacy by Design;
  4. Atividades do dia: Personas e início da jornada de construção do projeto.

Consentimento e Design

  1. Aprofundando o Consentimento 1.1. Design como ferramenta de influência psicológica: arquiteturas de escolhas, nudges e hypernudges 1.2. “Deceptive Practices” e os Darks Patterns;
  2. Casos envolvendo consentimento no Brasil e no mundo 2.1. Recomendações e boas práticas 2.1.1. AdTechs 2.1.2. Cookies e Trackers 2.2. Guia do EDPB sobre Dark Patterns em redes sociais e a Crise do Consentimento;
  3. Atividades do dia: Segunda parte da jornada de construção do projeto e colocando em prática ferramentas de consentimento granular.

Estratégias de Implementação de Privacy by Design

  1. Implementando Privacy by Design 1.1. Estratégias de implementação 1.2. Ferramentas e checklists;
  2. Privacy by Design para além do consentimento;
  3. Retomada dos conceitos trabalhados ao longo do curso e atividades práticas;
  4. Atividades do dia: Criação de protótipos e Blueprint de Dados.

Professores

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