Curso Privacy by Design
Descritivo do curso
Neste curso abordamos os princípios do design e a sua relação com práticas criteriosas que buscam preservar a privacidade e proteção de dados do usuário, além de oferecer uma melhor experiência no produto, serviço, ou até mesmo mais eficiência na gestão de projetos em desenvolvimento.
Ao longo do curso os alunos e alunas irão entender como a LGPD é um fator decisivo na construção de um projeto, produto ou serviço. Independentemente do ramo de atuação e da complexidade tecnológica, técnicas de Design e princípios de proteção de dados serão cada vez mais importantes de serem implementados.
As aulas serão dinâmicas e partirão de explicações dos principais conceitos de privacidade, proteção de dados e Design. Cada tema abordado será objeto de uma atividade em grupo, seguida de uma explicação técnica e teórica, visando aprofundar os debates e discussões com base nas dificuldades e insights encontrados nas atividades.
Para o desenvolvimento dessas atividades, o professor Victor Hugo Rocha utiliza a ferramenta Miro. Os alunos serão divididos em grupos e haverá em cada grupo um facilitador, que auxiliará nas discussões e na familiarização com as ferramentas da plataforma.
Ao longo do curso serão casos concretos, ferramentas de trabalho, técnicas de Design e gestão de projetos, de forma a criar uma conexão entre os princípios de design e os princípios de proteção de dados, viabilizando estratégias práticas de implementação de privacy by design.
Objetivos
Preparar advogados, profissionais de Compliance, marketing, UI/UX, gestores de projetos e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em dados.
Público Alvo
O Curso se destina a profissionais de compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projeto e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais, como implementar a ideia de privacy by design, e se familiarizar com atividades práticas de aplicação de técnicas de design.
Metodologia
As aulas expositivas contarão com linguagem acessível, sem “juridiquês” ou “tecniquês”. O curso contará com a intersecção entre uma abordagem acadêmica, para trabalhar e problematizar conceitos, e uma abordagem mão-na-massa, analisando situações concretas. Os alunos serão constantemente chamados a aplicar os conceitos previamente desenvolvidos por meio de interações na plataforma Miro.
Ainda, o curso contará com a utilização de ferramentas de ensino global de participação ativa do(a) aluno(a), por meio project-based learning, fornecendo fundamentos teóricos e práticos sobre aplicações do design para efetivar princípios e normas de proteção de dados.
Ao final do curso, os alunos terão condições de implementar estratégias de privacy-by-design, tanto no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, quanto em processos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos gerais.
Cronograma
AULA 1 – 07.08 – Bruno Bioni & Victor Hugo
Introdução ao Design e Proteção de Dados
- História do Design 1.1. Desafios de Projeto 1.2. Introdução das ferramentas e técnicas utilizadas no curso;
- Transparência, privacidade e proteção de dados 2.1. Conceitos principais 2.2. Proteção de dados enquanto janela de oportunidade 2.3. Controle sobre dados: além do consentimento, enfoque em transparência;
- Interfaces entre experiência do usuário e proteção de dados;
- Atividade do dia: Desconstruindo a transparência.
AULA 2 – 08.08 – Giovanna Michelato & Victor Hugo
Princípios de Design e Proteção de Dados
- Princípios de Design;
- Princípios de Proteção de Dados 2.1 Finalidade 2.2. Necessidade 2.3 Adequação 2.4 Transparência 2.5 Prestação de Contas;
- Privacy by Design 3.1 O que é 3.2 Os 7 princípios de Privacy by Design;
- Atividades do dia: Personas e início da jornada de construção do projeto.
AULA 3 – 09.08 – Anna Bentes & Victor Hugo
Consentimento e Design
- Aprofundando o Consentimento 1.1. Design como ferramenta de influência psicológica: arquiteturas de escolhas, nudges e hypernudges 1.2. “Deceptive Practices” e os Darks Patterns;
- Casos envolvendo consentimento no Brasil e no mundo 2.1. Recomendações e boas práticas 2.1.1. AdTechs 2.1.2. Cookies e Trackers 2.2. Guia do EDPB sobre Dark Patterns em redes sociais e a Crise do Consentimento;
- Atividades do dia: Segunda parte da jornada de construção do projeto e colocando em prática ferramentas de consentimento granular.
AULA 4 – 10.08 – Pedro Martins & Victor Hugo
Julgados e estratégias de Implementação de Privacy by Design
- Implementando Privacy by Design 1.1. Estratégias de implementação 1.2. Ferramentas e checklists;
- Privacy by Design para além do consentimento;
- Retomada dos conceitos trabalhados ao longo do curso e atividades práticas;
- Atividades do dia: Criação de protótipos e Blueprint de Dados.
Professores
Data Privacy Ensino e Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa
Doutor em Direito Comercial e Mestre em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi study visitor do Departamento de Proteção de Dados Pessoais do European Data Protection Board/EDPB e do Conselho da Europa, pesquisador visitante no Centro de Pesquisa de Direito, Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade de Ottawa. É autor do livro Proteção de Dados Pessoais: a função e os limites do consentimento. É membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS, e também da International Association of Privacy Professionals – IAPP, com Certificação CIPP/E. É diretor fundador do Data Privacy Brasil, um espaço de intersecção entre uma escola de cursos e uma associação de pesquisa na área de privacidade e proteção de dados.
Service Design Lead na Livework, uma consultoria global de inovação e design de serviço, onde atua mentorando, liderando e executando projetos latino-americanos para empresas de todos os setores da economia que visam melhorar de serviços centrados na experiência do cliente. Antes de atuar em inovação, foi articulador de redes de colaboração voltadas para a transparência de dados públicos e construção do políticas públicas para a internet e a economia criativa do Brasil.
Atualmente é Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC, especialista em Design Estratégico e Inovação pelo Istituto Europeo di Design, com formações em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda.
Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa na área de proteção de dados pessoais e profiling. Pesquisador do grupo de pesquisa Persona e Coordenador Acadêmico do Data Privacy Brasil.
Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Formada em Psicologia pela UFRJ. É pesquisadora do MediaLab.UFRJ e membro do Conselho Executivo e Deliberativo da Rede Latino Americana de Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). É autora do livro “Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social”, pela Editora UFRJ (2021). É professora da MBA em Jornalismo HardNews da Facha e da Pós-Graduação em Clínica Psicanalítica na Contemporaneidade da UnilaSalle. É Analista Acadêmica Sênior do Data Privacy Brasil Ensino desde março de 2022.