Curso Design for Data Privacy

Objetivos
Preparar profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projetos e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em dados.
Público Alvo
O Curso se destina a profissionais de compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projeto e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais, como implementar a ideia de privacy by design, e se familiarizar com atividades práticas de aplicação de técnicas de design.
Metodologia
As aulas expositivas contarão com linguagem acessível, sem “juridiquês” ou “tecniquês”. O curso contará com a intersecção entre uma abordagem acadêmica, para trabalhar e problematizar conceitos, e uma abordagem mão-na-massa, analisando situações concretas. Os alunos serão constantemente chamados a aplicar os conceitos previamente desenvolvidos por meio de interações na plataforma Miro.
Ainda, o curso contará com a utilização de ferramentas de ensino global de participação ativa do(a) aluno(a), por meio project-based learning, fornecendo fundamentos teóricos e práticos sobre aplicações do design para efetivar princípios e normas de proteção de dados.
Ao final do curso, os alunos terão condições de implementar estratégias de privacy-by-design, tanto no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, quanto em processos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos gerais.
Caso Estruturante do Curso
Desenvolvimento de uma aplicação de compartilhamento de bicicletas. Ao longo do curso as alunas e alunos irão passar pelas várias fases de desenvolvimento de um projeto, sendo abordado em cada uma delas, na prática, como princípios de proteção de dados e design podem ser aplicados.
Cronograma
AULA 1 – 22.03 – Victor Hugo e Bruno Bioni
ntrodução ao Design e Proteção de Dados
- História do Design 1.1 Desafios de Projeto 1.2 Introdução das ferramentas e técnicas utilizadas no curso;
- Transparência, privacidade e proteção de dados 2.1 Conceitos principais 2.2 Proteção de dados enquanto janela de oportunidade 2.3 Controle sobre dados: além do consentimento, enfoque em transparência;
- Interfaces entre experiência do usuário e proteção de dados;
- Atividade do dia: Desconstruindo a transparência.
AULA 2 – 23.03 – Victor Hugo e Bruno Bioni
Princípios de Design e Proteção de Dados
- Princípios de Design;
- Princípios de Proteção de Dados 2.1 Finalidade 2.2. Necessidade 2.3 Adequação 2.4 Transparência 2.5 Prestação de Contas;
- Privacy by Design 3.1 O que é 3.2 Os 7 princípios de Privacy by Design;
- Atividades do dia: Personas e início da jornada de construção do projeto.
AULA 3 – 24.03 – Victor Hugo e Bruno Bioni
Consentimento e Design
- Aprofundando o Consentimento 1.1 Consentimento ativo 1.2 Consentimento Granular 1.3 “Deceptive Practices”;
- Casos envolvendo consentimento no Brasil e no mundo 2.1;
- Recomendações de DPAs 2.1.1 AdTechs 2.1.2 Cookies e Trackers;
- Atividades do dia: Segunda parte da jornada de construção do projeto e colocando em prática ferramentas de consentimento granular.
AULA 4 – 25.03 – Victor Hugo e Bruno Bioni
Estratégias de Implementação de Privacy by Design
- Implementando Privacy by Design 1.1 Estratégias de implementação 1.2 Ferramentas e checklists;
- Privacy by Design para além do consentimento;
- Retomada dos conceitos trabalhados ao longo do curso e atividades práticas;
- Atividades do dia: Criação de protótipos e Blueprint de Dados.
Professores



Doutorando em Direito Comercial e Mestre em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi study visitor do Departamento de Proteção de Dados Pessoais do European Data Protection Board/EDPB e do Conselho da Europa, pesquisador visitante no Centro de Pesquisa de Direito, Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade de Ottawa. É autor do livro Proteção de Dados Pessoais: a função e os limites do consentimento. É membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS, e também da International Association of Privacy Professionals – IAPP, com Certificação CIPP/E. É diretor fundador do Data Privacy Brasil, um espaço de intersecção entre uma escola de cursos e uma associação de pesquisa na área de privacidade e proteção de dados.

Diogo Cortiz é professor da PUC-SP e pesquisador no Ceweb.br/NIC. br. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC- -SP, com PhD Fellowship pela Université Paris 1 – Sorbonne. MBA em Economia Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Rea- lizou estágio pós-doutoral no laboratório de inteligência artificial da Universidade de Salamanca (Espanha) e foi pesquisador visitante na Queen Mary University of London (Reino Unido).