Curso Design for Data Privacy

R$ 1.399,00 Política de Desconto: 20%off: aluna(o) DPBR ou 15% off graduanda(o) ou 10% off: pagamento à vista
Forma de pagamento: Boleto (à vista) | Cartão de crédito (em até 12x com juros a partir da 2ª parcela)

Objetivos

Preparar profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projetos e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em dados.


Público Alvo

O Curso se destina a profissionais de compliance, marketing, user experience/UX, gestores de projeto e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais, como implementar a ideia de privacy by design, e se familiarizar com atividades práticas de aplicação de técnicas de design.


Metodologia

As aulas expositivas contarão com linguagem acessível, sem “juridiquês” ou “tecniquês”. O curso contará com a intersecção entre uma abordagem acadêmica, para trabalhar  e problematizar conceitos, e uma abordagem mão-na-massa, analisando situações concretas. Os alunos serão constantemente chamados a aplicar os conceitos previamente desenvolvidos por meio de interações na plataforma Miro.

Ainda, o curso contará com a utilização de ferramentas de ensino global de participação ativa do(a) aluno(a), por meio project-based learning, fornecendo fundamentos teóricos e práticos sobre aplicações do design para efetivar princípios e normas de proteção de dados.

Ao final do curso, os alunos terão condições de implementar estratégias de privacy-by-design, tanto no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, quanto em processos de gerenciamento e desenvolvimento de projetos gerais.

As aulas ocorrem sempre das 18h30 às 21h30 e são transmitidas via Zoom. Não gravamos as aulas.

Caso Estruturante do Curso

Desenvolvimento de uma aplicação de compartilhamento de bicicletas. Ao longo do curso as alunas e alunos irão passar pelas várias fases de desenvolvimento de um projeto, sendo abordado em cada uma delas, na prática, como princípios de proteção de dados e design podem ser aplicados.


Cronograma

Introdução ao Design e Proteção de Dados

  1. História do Design 1.1 Desafios de Projeto 1.2 Introdução das ferramentas e técnicas utilizadas no curso;
  2. Transparência, privacidade e proteção de dados 2.1 Conceitos principais 2.2 Proteção de dados enquanto janela de oportunidade 2.3 Controle sobre dados: além do consentimento, enfoque em transparência;
  3. Interfaces entre experiência do usuário e proteção de dados;
  4. Atividade do dia: Desconstruindo a transparência.

Princípios de Design e Proteção de Dados

  1. Princípios de Design;
  2. Princípios de Proteção de Dados 2.1 Finalidade 2.2. Necessidade 2.3 Adequação 2.4 Transparência 2.5 Prestação de Contas;
  3. Privacy by Design 3.1 O que é 3.2 Os 7 princípios de Privacy by Design;
  4. Atividades do dia: Personas e início da jornada de construção do projeto.

Consentimento e Design

  1. Aprofundando o Consentimento 1.1 Consentimento ativo 1.2 Consentimento Granular 1.3 “Deceptive Practices”;
  2. Casos envolvendo consentimento no Brasil e no mundo 2.1;
  3. Recomendações de DPAs 2.1.1 AdTechs 2.1.2 Cookies e Trackers;
  4. Atividades do dia: Segunda parte da jornada de construção do projeto e colocando em prática ferramentas de consentimento granular.

Estratégias de Implementação de Privacy by Design

  1. Implementando Privacy by Design 1.1 Estratégias de implementação 1.2 Ferramentas e checklists;
  2. Privacy by Design para além do consentimento;
  3. Retomada dos conceitos trabalhados ao longo do curso e atividades práticas;
  4. Atividades do dia: Criação de protótipos e Blueprint de Dados.

Professores

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