Como ser um profissional certificado em Privacidade e Proteção de Dados?

Blog

01.08.2019

É notória a crescente demanda por especialistas em privacidade e proteção de dados. Essa procura por profissionais com conhecimento jurídico e técnico no assunto pôde ser percebida antes mesmo da aprovação da nossa Lei Geral de Proteção de Dados. Como consequência, cresce também a demanda por especializações que comprovem tal capacidade técnico-jurídica, principalmente para os que almejam o cargo de “Data Protection Officer”.

Caso você seja essa pessoa, que está à procura da  adequação do seu perfil profissional ao mercado de privacidade e proteção de dados, um ótimo investimento será a obtenção de certificações com foco em conhecimento regulatório e gerenciamento de processos de conformidade.

Algumas dessas certificações são oferecidas pela IAPP – International Association of Privacy Professionals, a maior associação na área de privacidade, fundada em 2000, com sede em New Hampshire, EUA. 

A IAPP é responsável pela criação e gestão dos únicos programas de credenciamento em privacidade reconhecidos globalmente. Os certificados oferecidos são o Certified Information Privacy Professional (CIPP), Certified Information Privacy Manager (CIPM), Certified Information Privacy Professional/Europe (CIPP/E) e Certified Information Privacy Technologist (CIPT).

Como obter a certificação em privacidade e proteção de dados? 

Em todos os casos, as certificações são concedidas para os profissionais que concluírem o exame escolhido com 75% de acertos.

Aqui, no Data Privacy Brasil, você se preparar para duas dessas certificações: 

Certified Information Privacy Professional/Europe (CIPP/E)

Essa certificação abrange leis e regulamentos da União Europeia sobre privacidade e proteção de dados, bem como as melhores práticas e padrões de conformidade regulatória (compliance) da indústria. 

Caso você decida por esta certificação, você irá adquirir total compreensão sobre o que é modelo europeu de proteção de dados e o seu respectivo sistema de enforcement, além de aprender os conceitos chaves e práticos com relação à proteção dos dados pessoais e a respeito de transferência internacional de dados.

Certified Information Privacy Manager (CIPM)

Esta certificação te capacita a implementar processos de Gestão de Programas de Privacidade. Trata-se de um treinamento sobre “como” implementar um programa corporativo de privacidade, gerenciando o ciclo de vida operacional desse programa e estruturando uma equipe com conhecimento técnico e de alta-performance. 

Durante o curso preparatório para a prova, você irá desenvolver as habilidades necessárias para gerir e até mesmo liderar o processo de conformidade regulatória de uma organização às normas de proteção de dados.

O certificado CIPM demonstra que o profissional tem conhecimento sobre como fazer funcionar um programa corporativo de privacidade na organização para a qual trabalha. Ou seja, este profissional se torna capaz de responder pelas operações diárias relacionadas à proteção de dados dentro de uma empresa.

Por que CIPP/E e CIPM ?

O Data Privacy Brasil é o primeiro parceiro oficial da IAPP autorizado a promover treinamentos nos moldes das referidas certificações. Escolhemos esses dois certificados para ministrar os cursos preparatórios no Brasil, pois entendemos que nossos profissionais buscam almejam obter o conhecimento de leis e regulamentos em âmbito europeu e a prática global de privacidade e proteção de dados, conteúdos que compõem a grade presente nas provas para a titulação em CIPP/E e CIPM. 

Quais são as datas do curso? 

Os cursos são ministrados no Brasil e com aulas presenciais na capital paulista. A prova também é realizada no Brasil, mas é fornecida somente em língua Inglesa.
Será fornecido material de apoio e simulado, com conteúdos em inglês. 

Novas turmas:

CIPP/E – início 05 de agosto – Faça a sua inscrição.

CIPM – início 19 de agosto – Faça a sua inscrição.

Consulte as próximas turmas:

contato@dataprivacy.com.br