• Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
English | Área do aluno
  • Cursos
  • Clube Data
  • Certificação
  • Associação de Pesquisa
  • Publicações
  • Quem Somos
  • In Company
  • Contato
  • Cursos
  • Clube Data
  • Certificação
  • Associação de Pesquisa
  • Publicações
  • Quem Somos
  • In Company
  • Contato
  • Área do aluno
  • English
  • Busca
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
06.06.2025 – Aula Aberta

Inteligência Artificial no Sistema Judiciário: desafios e diretrizes da nova Resolução do CNJ

compartilhe
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp

No dia 17 de junho de 2025, das 16h às 17h10, a Data Privacy Brasil realiza uma aula pública sobre um dos temas mais urgentes da atual agenda jurídica e tecnológica do país: o uso da inteligência artificial (IA) no sistema de justiça brasileiro. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Data Privacy Brasil no YouTube e integra o projeto IA com Direitos, voltado à promoção de uma regulação da IA que respeite a cidadania e os direitos fundamentais.

O encontro marca um momento importante de reflexão sobre os impactos da Resolução CNJ nº 615/2025, que atualiza as diretrizes sobre ética, transparência e governança no desenvolvimento e aplicação de sistemas de IA pelos tribunais. Trata-se de um marco regulatório relevante para garantir que o uso dessas tecnologias no Poder Judiciário esteja alinhado com princípios democráticos e com a proteção de direitos.

Quem participa do debate?

A aula contará com especialistas que atuam diretamente nos campos da proteção de dados, regulação e governança pública:

  • Laura Schertel – Professora do IDP e da Universidade de Brasília (UnB), doutora pela Universidade Humboldt de Berlim e referência na área de proteção de dados. Atua em diversas frentes acadêmicas e institucionais voltadas à regulação digital e defesa do consumidor.
  • Giovana Carneiro – Mestre em Direito pela Harvard Law School e especialista em governança de tecnologias no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com sólida trajetória em pesquisa e atuação institucional, Giovana tem contribuído com o desenvolvimento de estudos sobre regulação de IA e cooperação regulatória.
  • Bruno Bioni – Doutor em Direito pela USP e diretor-fundador da Data Privacy Brasil. É membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD) e atuará como mediador da aula.

O que será discutido?

A Resolução CNJ nº 615/2025 trouxe novos parâmetros para o uso responsável da IA no Judiciário. A aula aberta pretende discutir:

  • Como as novas diretrizes influenciam a forma como os tribunais desenvolvem e aplicam soluções automatizadas;
  • Quais são os principais desafios práticos para garantir que esses sistemas operem com ética, transparência e respeito aos direitos fundamentais;
  • Como instituições podem se adequar às exigências de governança e mitigação de riscos impostas pela nova norma.

Além disso, o debate conecta-se com os temas já abordados nas formações da Data Privacy Brasil, como a regulação da IA, a proteção de dados pessoais e os mecanismos de governança digital para o setor público.

Como participar?

A aula é gratuita e aberta ao público. A transmissão será realizada ao vivo no YouTube da Data Privacy Brasil. Para acompanhar, basta acessar o link abaixo e se inscrever no evento,

👉 https://conteudos.dataprivacy.com.br/aula-aberta-ia-no-sistema-judiciario

Não perca essa oportunidade de aprofundar o entendimento sobre a interseção entre justiça, tecnologia e direitos fundamentais.

Para mais conteúdos sobre inteligência artificial e governança digital, acompanhe os canais oficiais da Data Privacy Brasil.

Relacionados

29.05.2025 – Aula Aberta

Aula Aberta: Fundamentos da LGPD para o Processo Seletivo da ANPD

26.03.2025 – Aula Aberta

Aula Aberta | Transparência e Proteção de Dados: da Implementação à Auditoria

09.01.2025 – Aula Aberta

Governança de dados em 2025: o que você precisa saber?

05.06.2023 – Aula Aberta

Aula Aberta | Contratação automatizada com IA: mitigação de riscos e boas práticas

Cadastre-se e receba em seu email a nossa newsletter
Redes Sociais
  • Instagram
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Medium
  • Facebook
  • Fale conosco via Whastapp
  • Associação de Pesquisa
  • Certificação
  • Dadocracia
Contato Institucional

+55 11 93406-6554
atendimento@dataprivacy.com.br

Imprensa

imprensa@dataprivacybr.org

Endereço R. Rio Grande, 600
Vila Mariana
São Paulo - SP
CEP 04018-001
2025 © Todos os direitos reservados
Política de uso e Privacidade