Curso Dados, Mercados Digitais e Concorrência

R$ Gratuito INSCRIÇÃO POR EDITAL

Objetivos

Capacitar integrantes da sociedade civil, advogados(as), gestores, pesquisadores, membros do setor público e Governo no debate sobre antitruste e regulação econômica, explorando as oportunidades e limites do uso da legislação antitruste em interface com uma economia movida a dados para endereçar alguns dos problemas atuais de alta concentração, desigualdade e desequilíbrio do poder econômico em mercados digitais.

Objetivos Específicos

  1. Disseminar o debate na intersecção entre proteção de dados e direito concorrencial no Brasil;
  2. Apresentar o estado da arte da regulação antitruste no cenário mundial;
  3. Explorar como a regulação antitruste pode lidar com as fusões movidas por dados [data-driven mergers];
  4. Apresentar um cenário de possíveis litígios estratégicos;
  5. Desenvolver habilidades para formulação de políticas públicas em temas de mercados digitais;
  6. Analisar casos paradigmáticos de antitruste em mercados digitais.

Público Alvo

O Curso se destina a profissionais de diferentes áreas que se interessem pela intersecção entre proteção de dados e direito concorrencial. Assim, espera-se que advogados, economistas, servidores públicos, pesquisadores, profissionais do terceiro setor, gestores responsáveis pela implementação de políticas concorrenciais e/ou de proteção de dados possam se capacitar e atualizar seus conhecimentos na área.


Metodologia

O curso possui uma abordagem que alia teoria à prática. A teoria tem o objetivo de apresentar os principais conceitos e debates da área, para depois endereçar questões práticas e casos atuais em disputa na área.

O curso conta com linguagem clara e acessível, a fim de garantir que alunos(as) de diferentes backgrounds possam ter acesso claro ao conteúdo.

Durante as aulas, serão adotadas metodologias ativas de aprendizagem, a fim de garantir o dinamismo e a participação dos(as) participantes do Curso.

O curso será oferecido em modelo online ao vivo, utilizando a plataforma Zoom. As aulas não serão gravadas.


Cronograma

Concorrência, dados e dinâmica concorrencial das plataformas digitais.

Casos paradigmáticas em mercados digitais: big data, proteção de dados e big techs.

Análise de atos de concentração em mercados digitais.

Adaptação dos instrumentos de defesa da concorrência a mercados digitais.


Coordenadores


Professores


Apoio

Open Society Foundations

Inscreva-se!
Cadastre-se e receba em seu email a nossa newsletter