Curso Privacy by Design - 07/05

Professores

  • Local e Cidade

    Alameda Santos, 1293. 3º Andar. Jardim Paulista. São Paulo - SP. 01419-904 - São Paulo, SP

  • Datas e Horários

    8h30 às 17h30

R$ 999,00

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Preparar profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX e tomadores de decisão em geral, por meio do Design, para conceber práticas mais responsáveis e melhores experiências em serviços baseados em  dados.

Profissionais de Compliance, marketing, user experience/UX e tomadores de decisão que tenham interesse em aprender como oferecer melhores experiências aos usuários de serviços que envolvam uso de dados pessoais.

A teoria é suportada por discussões exploratórias dentro do tema a fim de que sejam construídas visões compartilhadas dos desafios e ferramentas do curso entre os alunos. 

A prática envolve o uso de ferramentas de design aplicadas em situações simuladas relacionadas à experiência do usuário em contextos de privacidade e consentimento de dados.

LGPD, uma visão geral

  • Visão geral, discussões e reflexões em grupo;
  • Princípios de Proteção de Dados;
  • Consentimento.

 

Design

  • Discussão aberta sobre percepções sobre o que é design e como pode ser usado;
  • Conceito de Design – Adequação ao propósito;
  • Definir um propósito (desafio de projeto);
  • Design => Compliance;
  • Resultado ótimo: Confiança na troca de dados.

 

Princípios de Design (como tangibilizar o Propósito)

  • O que são, por que e como trabalhar com princípios de design;
  • Design como elemento habilitador dos princípios de proteção de dados pessoais:
    • Privacy by Default: Configurações e interações, por padrão, mais privacy friendly.

Transparência

  • Discussão sobre percepções em torno do conceito de Transparência;
  • Reconhecendo uma experiência suportada pela transparência;
  • Desenvolvendo uma interação transparente;
  • Reflexões sobre as nuances da transparência:
    • Transparência vs. Como evitar a fadiga de informação
    • Finalidade e adequação

 

Controle

  • Discussão sobre percepções em torno do conceito de Controle, que vai além do consentimento;
  • Reconhecendo uma experiência que dá controle ao usuário;
  • Desenvolvendo uma interação que dá controle nas mãos do usuário;
  • Reflexão sobre nuances do controle.

 

Empatia

  • Entendendo o conceito;
  • Empatia em projetos de Design;
  • Ferramentas que habilitam empatia:
    • Persona
    • Jornada
  • Blueprint (de Dados/Consentimento)

 

Colaboração

  • Cocriação – Cocriando a solução com diferentes stakeholders;
  • User Conversation.

Experimentação

  • Validação em relação aos princípios;
  • Testes de usabilidade;
    • Amostras
    • Usuários Extremos
    • Roteiro
  • Validação em relação ao propósito;
  • Implementação;
    • Protótipo, MVP (Mínimo Produto Viável), Piloto
    • Ciclos de teste
    • Melhoria contínua (always beta)

 

Fechamento

  • Revisão;
  • Comentários – Como aplicar no meu dia a dia?;
  • Feedbacks (always beta).

In Company

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